O whisky é uma bebida destilada apreciada em todo o mundo.
Ele é produzido a partir de grãos, como cevada, milho e centeio, que são fermentados e destilados.
Porém, no Brasil, como é uma bebida que chegou ao gosto popular recentemente, ainda gera muitas dúvidas.
Uma delas é sobre o seu teor alcoólico, que pode variar de acordo com o tipo de whisky e o processo de produção utilizado.
Mas fique tranquilo, que neste artigo, iremos explorar o teor alcoólico do whisky em detalhes para que você não tenha mais dúvidas!
Qual é o teor alcoólico de cada tipo de Whisky?
O teor alcoólico do whisky pode variar bastante. Em geral, a maioria dos whiskies possui um teor alcoólico entre 40% e 50% de álcool por volume (ABV).
Mas existem algumas variações. A seguir, vamos te mostrar em mais detalhes o teor alcóolico dos principais tipos de whisky!
Teor alcóolico do whisky de malte
O whisky de malte é produzido a partir de cevada maltada e água. Ele é destilado em alambiques de cobre e envelhecido em barris de carvalho. O teor alcoólico desse tipo de whisky é entre 40% e 46% ABV.
Teor alcóolico do whisky de grãos
O whisky de grãos é feito a partir de grãos não maltados, como milho, trigo e centeio. Ele também é destilado em alambiques de coluna e envelhecido em barris de carvalho. O teor alcoólico dele varia entre 40% e 50% ABV.
Teor alcóolico do whisky single malt
O whisky single malt é produzido a partir de cevada maltada e água, em uma única destilaria. Ele é destilado em alambiques de cobre e envelhecido em barris de carvalho. O teor alcoólico dele varia entre 40% e 46% ABV.
Qual o whisky que tem mais teor alcoólico?
O whisky mais forte é o conhecido como “whisky de cask strength”.
Esse tipo de whisky é engarrafado diretamente do barril em que foi envelhecido, e ele não é diluído em água para reduzir o teor alcoólico.
Então, claramente, fica bem mais forte.
Isso acaba resultando em um teor alcoólico do whisky de cask strength pode chegar a até 70% ABV ou mais. Ou seja, bem superior aos whiskies mais comuns.
O que tem mais álcool whisky ou cachaça?
Tanto o whisky quanto a cachaça são bebidas destiladas e, portanto, têm um teor alcoólico considerável bem alto. Porém, ainda assim, o whisky costuma ter um teor alcoólico maior do que a cachaça.
O teor alcoólico do whisky varia entre 40% e 50% ABV. Já o teor alcoólico da cachaça, apesar de variar de acordo com a marca e o processo de produção, fica entre 38% e 48% ABV.
Conclusão
De maneira geral, o teor alcoólico do whisky varia bastante de acordo com o tipo de whisky e do processo de produção utilizado por cada um deles.
Mas normalmente, a maioria dos whiskies possui um teor alcoólico entre 40% e 50% ABV. Contudo, existem exceções, como o whisky de cask strength que pode chegar a até 70% ABV ou mais.
Se você é um verdadeiro apreciador de whiskies, te convidar a dar uma olhadinha em nossos outros artigos e experimentar nossas sugestões de diferentes tipos e marcas de whisky, bem como continuar nos acompanhando para aprender mais sobre a história e o processo de produção desse destilado tão incrível e fascinante!
Comentários